Home Notícias Corporativas Goiânia dá mais um passo rumo à Cidade Inteligente

Goiânia dá mais um passo rumo à Cidade Inteligente

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

Goiânia está avançando para se tornar uma cidade mais inteligente. A capital aprovou, nesta semana, o estudo de viabilidade para a elaboração de uma Parceria Público-Privada (PPP) focada em melhorias na iluminação pública, energia limpa para prédios públicos, câmeras de segurança e internet sem fio gratuita em espaços públicos. Conforme o Diário Oficial do Município, o processo segue para fase de consulta pública até o dia 29 de fevereiro.

O prefeito Rogério Cruz busca, através da PPP, o investimento privado de mais de R$ 400 milhões na cidade. Além disto, deve gerar uma economia mensal de mais de R$ 3 milhões para os cofres públicos municipais.

A proposta é chamada de Projeto Cidade Inteligente e foi elaborada pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). A modelagem foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, em 2022, como destaque mundial em PPPs. Estima-se que, no longo prazo, o Goiânia Cidade Inteligente pode representar a economia de mais de meio bilhão de reais para a Prefeitura da cidade.

Estudos aprovados

banner

Nos estudos aprovados, a primeira etapa do projeto será a modernização e implementação de um sistema de iluminação pública inteligente. Por meio de tecnologia avançada, com instalação de lâmpadas de LED e telegestão. Essa abordagem aumentará a segurança, reduzirá o consumo de energia e promoverá uma iluminação mais eficiente em toda a cidade.
O modelo em consulta pública também contempla a operação do parque luminotécnico, que tem perspectiva de economia no consumo de energia em mais de 65%. No total, está prevista a modernização de todo o parque de iluminação pública da capital, com a instalação de luz de destaque em 311 pontos distribuídos entre praças públicas, edificações, parques e bosques e monumentos. De acordo com o Secretário de Finanças do município, Vinicius Alves o projeto tem um potencial para diminuir o gasto com a Contribuição de Custeio do Serviço de Iluminação Pública gerando economia, além de uma ampliação dos serviços de forma inteligente.

Para modernizar a infraestrutura em telecomunicações, a modelagem desenvolvida pelo IPGC prevê oferta de internet para 523 edificações públicas, implantação de sistema de videomonitoramento por mais de 1800 câmeras, O projeto também contempla totens para acionamento das forças de segurança e a implantação de pontos de Wi-Fi público em 75 locais, além da implantação do Centro de Controle de Operação (CCO). Além disso, o projeto prevê link dedicado de Internet para todos os prédios públicos, garantindo maior eficiência e estabilidade de conexão no serviço, facilitando o uso da tecnologia em postos de saúde com a telemedicina e, nas escolas, trazendo benefícios à educação.

Também atento à sustentabilidade e economia, o projeto inclui a produção de energia limpa e renovável, com o abastecimento da necessidade energética do município através de usinas fotovoltaicas, como já realizado no Piauí, por exemplo.

“Hoje, Goiânia é a cidade mais relevante do Centro-Oeste brasileiro. Essa relevância geográfica também respalda a necessidade da cidade se atualizar em relação aos contextos urbanos universais atuais. Isso reforça o compromisso da gestão com a inovação, desenvolvimento sustentável e ações que buscam melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, tornando-a um exemplo para outras cidades no Brasil e no mundo”, completa o presidente do IPGC.

O projeto parte agora para Consulta Pública a fim de receber contribuições e permitir a participação social em seu processo de estruturação, bem como coletar contribuições formuladas pela sociedade civil com vistas ao seu aperfeiçoamento, também assegurando a sua transparência. As contribuições poderão ser encaminhadas até dia 29 de fevereiro. A Audiência Pública está prevista para ocorrer durante o período da consulta pública.

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais