Home Notícias Corporativas Consumo de frutas e cereais ajuda a higiene bucal nas férias

Consumo de frutas e cereais ajuda a higiene bucal nas férias

por DINO
0 comentário

Segundo os dados preliminares divulgados em julho da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB Brasil, do Ministério da Saúde, há muitos brasileiros precisando de cuidados em saúde bucal. Na faixa de 65 a 74 anos, 44,9% necessitam de algum tipo de tratamento imediato, devido à dor ou infecção dentária. Entre os adultos de 35 a 44 anos, há necessidade de realizar ao menos um procedimento odontológico em 48,4%. Números que preocupam ainda mais com a chegada do verão, quando muita gente viaja ou faz programas diferentes do seu dia a dia que podem atrapalhar a manutenção dos cuidados com a saúde bucal. O ideal é realizar um mínimo de três escovações diárias e o uso regular de fio dental. Mas se a pessoa for passar a maior parte do dia em um local que a impeça de escovar os dentes após o almoço, por exemplo, ela pode contribuir com a limpeza de sua boca ao comer uma maçã ou beber muita água. 

Beber água é fundamental para saúde em geral e ajuda a limpar a boca, ressalta a dentista Patricia Colombo, responsável técnica pela Amil Dental no Rio de Janeiro. Outra dica passada pela profissional de Odontologia é comer alimentos fibrosos, que provocam uma higienização natural – eles fazem uma limpeza nos dentes, evitando a formação de placa bacteriana.

“Posso indicar frutas como maçã, ameixa e pêssego, e cereais, como granola e aveia. Outra orientação é evitar alimentos com açúcar, principalmente se não houver como fazer a higiene após o consumo”, destaca Patricia Colombo. E para quem vai viajar, a instrução é levar um kit de higiene que tenha uma escova de dentes nova, preferencialmente com cerdas maciais, creme dental e fio dental.

“Enxaguante bucal não substituiu a escovação e tem indicação específica, que só o dentista pode orientar. O ideal é sempre ter a mão uma escova de dentes, mesmo que seja daquelas menores e mais fáceis de levar para todos os lugares. E se a pessoa estiver sem pasta de dentes, deve fazer a escovação mesmo assim, sem creme dental”, ressalta Patricia Colombo.

banner

A dentista também recomenda que se evite o consumo excessivo de álcool, que reduz a produção de saliva e contribui para o mau hálito. E no caso de qualquer problema ou desconforto bucal em uma viagem, a pessoa deve procurar imediatamente por um dentista pois o tempo entre o ocorrido e a consulta pode ser um fator importante na solução do problema.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais