Home Notícias Corporativas Cintilantes: como cuidar de joias para manter o brilho?

Cintilantes: como cuidar de joias para manter o brilho?

por DINO
0 comentário

Quando se fala joias, acaba-se discutindo sobre a origem e desenvolvimento da sociedade. Os adereços são utilizados desde a pré-história por várias civilizações e trazem diversas simbologias. Muitos povos comunicavam crenças e mitologias, status social e pediam proteção por meio das joias. Hoje os objetos seguem carregados de representações e transmitem diversos sentimentos. 

Uma joia pode ser passada de geração para geração e transportar essa memória afetiva, bem como demonstrar um relacionamento (casamento, noivado, namoro) ou até a conquista de um diploma, marcando uma profissão para sempre. Pode, também, trazer a beleza no mais simples estado e autoestima para o cotidiano.  

Atualmente, a prata ganhou destaque por conta do brilho e durabilidade, além da versatilidade, já que pode ser usada de várias formas. Peças foram desenvolvidas com detalhes e associadas a pedras preciosas para demonstrar elegância e sofisticação. Seja qual for a relação da pessoa com as joias, é preciso saber como preservar essa potência e beleza.  

A utilização diária de uma joia pode desencadear um processo de oxidação natural, que ocasiona o escurecimento da peça. Isso acontece com a prata porque metais nobres, em geral, sofrem com a oxidação causada pelo contato com outros elementos, como o oxigênio, por exemplo. Cremes, perfumes, o suor e até mesmo as toxinas que o organismo libera de acordo com o estado de humor do usuário também podem impactar nesse processo. 

banner

É importante ressaltar que a oxidação é superficial e não afeta a qualidade da peça. Por isso, é preciso saber como limpar as joias para que fiquem como novas.

1) Pasta de dente

Basta colocar uma porção em uma escova velha com cerdas macias e esfregar toda a superfície da peça. A pessoa também pode optar por um algodão para espalhar a pasta em caso de peças com menos detalhes. Finalizado o processo, é preciso lavar com água morna e secar com um pano macio. 

2) Bicarbonato de sódio

Para começar, é necessário aquecer um pouco de água até que a temperatura fique morna. Em seguida, adicionar uma colher de chá de bicarbonato e mergulhar a joia na mistura. Após alguns segundos a joia deve recuperar o brilho e pode ser retirada. Por último, secar com um pano macio ou flanela.  

3) Flanela mágica

Esse pequeno pano tem agentes próprios de limpeza que permitem alcançar o brilho original das joias. Ao utilizá-la para polir a peças, a flanela vai retirar a sujeira do metal e ficar escura conforme o uso. Após uso, é preciso descartar o pano.

4) Líquidos para limpar prata

Costuma ser um método delicado e só deve ser utilizado em peças específicas, lisas, sem pedras, gravações ou esmaltadas. A ideia é usar um líquido forte, mas cuidado porque eles podem quebrar o aspecto das peças trabalhadas, por isso só deve ser utilizado em pulseiras e correntes lisas, alianças sem gravação, berloques e anéis simples. Esses produtos não são indicados para prata envelhecida. É interessante evitar esponjas ou outros materiais ásperos na hora de limpar as peças.

Com esses cuidados, é possível ganhar eficiência no processo da limpeza, otimizando a correria dos dias de hoje, economizando dinheiro e garantindo o brilho da joia

*Por Céu de Prata

Conteúdo publicado originalmente: https://jornaltribuna.com.br/2022/07/cintilantes-como-cuidar-de-suas-joias-para-trazer-mais-brilho-e-praticidade-ao-dia-a-dia/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais