Home Notícias Corporativas Barbieri do Brasil comenta sobre ciclo de vida dos produtos

Barbieri do Brasil comenta sobre ciclo de vida dos produtos

por DINO
0 comentário

Segundo a indústria siderúrgica, a Análise do Ciclo de Vida (LCA) pode ser definida como um procedimento objetivo e embasado cientificamente que permite quantificar todo o consumo de recursos e todas as emissões associadas a um produto, ao longo de seu ciclo de utilização, que vai desde a sua origem até o final de sua vida útil. 

Nesse ponto, as indústrias garantem que essa verificação é essencial para qualquer tipo de produto, especialmente os que estão relacionados ao segmento siderúrgico e químico. Inclusive, essa análise é certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Segundo Nicolás Paoloni, gerente industrial da Barbieri do Brasil, quando falamos sobre o ciclo de vida de um produto, para que haja uma construção mais sustentável, é importante averiguar como foi feita a fabricação, considerando desde a extração da matéria-prima até a distribuição no mercado. “Os consumidores estão exigindo cada vez mais produtos ecologicamente sustentáveis. No entanto, a análise do ciclo de vida dos mesmos depende de diversas variáveis, que só poderão ser definidas averiguando caso a caso, e não universalmente”, comenta o executivo.

Paoloni exemplifica que, no caso de um produtor, a análise do ciclo de vida dos materiais irá permitir a definição das estratégias para melhorar o desempenho ambiental do produto, já que ele estará ciente sobre a origem e possíveis danos do material. Além disso, por meio dessa análise, uma universidade ou organização de ciência e tecnologia poderá orientar as atividades de pesquisa para reduzir os impactos da extração da matéria prima no meio ambiente. Já para os tomadores de decisão política, Paoloni destaca que o estudo irá ajudá-los a promover produtos com menor impacto ambiental. “Para garantir a confiabilidade, é importante haver uma série de normas específicas para a confecção dos produtos. Essas normas definem, entre outras coisas, as bases metodológicas para a elaboração das Regras de Categoria de Produto (PCR) utilizadas para a preparação e publicação das Declarações Ambientais de Produto (EPD)”, explica. 

banner

O executivo ressalta que, nesse processo, é importante que as empresas emitam uma Declaração Ambiental do Produto (EPD), que consiste em um documento verificado e registrado de forma independente que comunica as informações transparentes e comparáveis ​​sobre o impacto ambiental do ciclo de vida dos produtos de maneira confiável. “Na Barbieri, trabalhamos com a Análise do Ciclo de Vida de todos os nossos produtos para transparecer cada vez mais o impacto de cada componente, além de lançar as bases de nosso processo de melhoria contínua e minimização de impactos. Foi um processo longo e minucioso que exigiu um trabalho colaborativo de recolha de informação, não só internamente com as várias áreas da organização, mas também externamente com toda a nossa cadeia de valor, de forma a estabelecer uma base de dados mais próxima da realidade dos nossos produtos”, finaliza Paoloni. 

Sobre a Barbieri do Brasil

A Barbieri do Brasil nasceu em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais