Home Notícias Corporativas Mulheres são 38% dos cargos de liderança brasileiros

Mulheres são 38% dos cargos de liderança brasileiros

por Rodrigo Campelo
0 comentários
banner

A pesquisa Women in Business 2022, feita pela GrantThornton, informou que as mulheres ocupavam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil. Esse número representou uma queda de 1% em relação a 2021, mas um aumento de 13 pontos percentuais em relação a 2019. 

A pesquisa teve a participação de mais de 250 empresas brasileiras. Destas, 6% não tinham nenhuma mulher em cargos de liderança. O número é baixo se comparado aos índices de outros países: 48% no Japão e 33% na Coreia do Sul, por exemplo.

Em relação a cargos e áreas, a pesquisa indicou que 35% dos cargos de presidente executiva eram ocupados por mulheres no Brasil, e de liderança financeira, 47%. Cargos de liderança de operações ocupados por mulheres eram 28% e de sócia do negócio, 4%.

Na avaliação de Mariana Menezes, sócia e diretora de branding da Capital Concreto, os dados mostram que é “um testemunho do potencial ilimitado que pode ser desbloqueado através de capacitação, entendimentos das necessidades específicas destas profissionais e consequente criação de oportunidades”.

banner

No mercado imobiliário, onde Mariana Menezes atua, as mulheres representam, em média, 32% dos profissionais atuantes, podendo até mesmo chegar a representar 65% dos profissionais em um dos players do mercado de acordo com matéria do Valor Econômico. “Esse dado demonstra crescente inclusão feminina em posições estratégicas, mas também a capacidade das mulheres de liderar e influenciar positivamente o mercado imobiliário, um setor tradicionalmente dominado por homens”, diz Menezes.

“Um grande obstáculo ainda é a persistência de estereótipos de gênero e a desigualdade nas oportunidades de crescimento profissional e acesso a redes de networking”, aponta Menezes. Para a diretora, essas barreiras não apenas limitam o potencial das mulheres, mas também o desenvolvimento do próprio setor, que se beneficiaria da diversidade de perspectivas e habilidades.

Outro aspecto da pesquisa em que o Brasil se destacou foi o percentual de empresas que afirmou criar novas formas de trabalhar para criar um ambiente mais inclusivo para mulheres: 81%. A média global para o mesmo aspecto é de 73% e, na América Latina, 78%.

“As grandes empresas do setor devem voltar seus olhares para o entendimento das necessidades específicas destes profissionais, e assim apoiá-las em seu desenvolvimento. E os homens têm um papel fundamental para que isso aconteça dentro das organizações, com a criação de uma cultura a partir de seus cargos de liderança”, conclui Mariana Menezes.

Para saber mais, basta acessar https://cconcreto.com.br/

banner

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Edifício Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Belo Horizonte

Avenida Getúlio Vargas, 671 Sala 500, Ed. Paraúna - Savassi, Belo Horizonte - MG

São Paulo

Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1681, Ed. Berrini – Cidade Monções - São Paulo - SP

Brasília

Setor Comercial Norte, Quadra 04, Bloco B, Sala 702, 7º Andar - Asa Norte - Brasília - DF

Copyright @2025 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais