Home Gestão 7 vantagens de se tornar MEI

7 vantagens de se tornar MEI

por Adeilson Mendes
7 principais vantagens de se tornar um MEI

Em julho de 2008 foi criado no Brasil o Microempreendedor individual (MEI), com o objetivo de formalizar trabalhadores informais. Para que eles estivessem dentro da legalidade e promover a formalização com uma carga tributária reduzida. Possibilitando o acesso de vários trabalhadores informais. Conheça as 7 principais vantagens de se tornar um MEI. 

Você que é empreendedor ou aspirante ao empreendedorismo provavelmente já ouviu falar sobre o MEI. Mas você sabe quais as principais vantagens para quem adere a essa formalização?

Preparamos as 7 principais vantagens de se tornar um MEI:

  1.  CNPJ: Quando constituído o MEI, o empreendedor estará inserido no Cadastro nacional das pessoas jurídicas (CNPJ). Com o CNPJ, o empreendedor além de transmitir mais credibilidade ao negócio, pode emitir nota fiscal para seus clientes, comprar com descontos em fornecedores, abrir uma conta bancária pessoa jurídica e todos os benefícios que um CNPJ pode fornecer ao empreendedor.
  • Baixa carga tributária: Um dos principais benefícios do MEI é que ele tem um imposto único e fixo que independe do lucro ou do faturamento do negócio. Desde que esteja dentro dos limites permitidos. Além de ser fixo é um valor de imposto abaixo do que empresas tradicionais pagariam. Em 2021 o valor do MEI esta entre R$ 56,00 e R$ 61,00 dependendo da sua atividade.
  • Contratação de funcionário: Realizar a contratação de mão de obra é conhecido no meio empresarial como algo de alto custo. Entretanto o MEI pode realizar a contratação de 01 funcionário, com o custo bem mais baixo que empresas tradicionais. É importante estar atento as regras para contratação, pois o MEI tem regras especificas.
  • Abertura Simplificada: O processo de abertura de empresa no Brasil é famosa por ser um processo extremamente burocrático e de alto custo para os empreendedores. Para o MEI o processo de abertura é simplificado e sem qualquer custo. O próprio empreendedor pode realizar o procedimento se assim preferir através do Portal do Microempreendor Individual, mas cuidado com os diversos sites fakes. Esteja atento se realmente está dentro do site do governo.
  • Dispensa do alvará: Toda empresa para manter suas atividades sem restrições, precisa do alvará que é emitido pela prefeitura de sua cidade, porém a partir do mês de setembro de 2020 o MEI está dispensado dessa obrigação.
  • Salário Maternidade: Para a empreendedora que vai ser mãe, o MEI tem um benefício fantástico, permitindo a empreendedora a ter acesso ao salário maternidade, para que ela tenha acesso ao benefício é necessário que ela já tenha contribuído no mínimo durante o período de 10 meses.
  • Aposentadoria por idade ou invalidez: Para o empreendedor que já tem a idade mínima para se aposentar por idade, poderá solicitar a aposentadoria por invalidez, desde que já tenha contribuído 180 parcelas de impostos paga em dia. Para o empreendedor que precisa se aposentar por invalidez é necessário ter pago 12 parcelas em dia, antes do pedido.

Essas são algumas das vantagens de se formalizar como MEI. É sempre bom estar atento pois nem todas as atividades são permitidas. Existem diversas atividades que já podem se inscrever como MEI e aproveitar os diversos benefícios que ele oferece. Fique atento e saiba mais sobre o MEI pesquisando no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×