Home Dino Computação em Nuvem abre mais espaço no mercado para profissionais de TI

Computação em Nuvem abre mais espaço no mercado para profissionais de TI

por
0 comentário

São Paulo, SP 17/2/2021 – Ele será o responsável por entender a necessidade do negócio, as necessidades da aplicação e transformar em uma solução que traga resultados para a empresa

Com o cenário da pandemia da Covid-19 empresas passam a adotar Cloud Computing como estratégia para administrar os negócios

No cenário tecnológico atual, migrar dados, aplicações e sistemas para a arquitetura em nuvem se tornou uma grande tendência adotada pelas empresas, segundo a GeekHunter, plataforma voltada para profissionais da Tecnologia da Informação – TI. De acordo com o portal, o impacto da pandemia da Covid-19 tornou a Nuvem em opção mais adequada para as organizações, com isso, houve um aumento de 50% na procura por arquitetos em Cloud (Nuvem).

Antes da tecnologia Cloud Computing (Computação em Nuvem), a preocupação das empresas era em como armazenar dados nos servidores próprios, utilizando estrutura de rede e controles de segurança internos, lembra o tecnólogo em Redes de Computadores Daniel Messiano Grivol. As empresas ainda eram obrigadas a manter uma própria equipe de especialistas de TI para administrar e operar todos esses componentes. “Com a Nuvem, surgiu uma forma de baratear os custos, e da mesma forma, acelerar e melhorar o acesso aos dados com segurança e controle, podendo utilizar-se de uma Cloud Privada, Cloud Pública ou uma Cloud Híbrida”, menciona o profissional de TI, com cursos de Cisco Data Center Core, Cisco Application Centric Infrastructure (ACI), Cisco IP Fabric (IPFM), Cisco CCIE Service Provider, Ansible and Python for Network Engineers e Governance of Enterprise IT (CGEIT).

banner

“Atualmente a Amazon AWS, Microsoft Azure, Google Cloud e IBM Cloud são as empresas líderes no segmento Cloud, e oferecem diversos serviços de diferentes tamanhos e custos. O grande diferencial, dessas organizações, é poder utilizar o serviço em Nuvem apenas para uma única e simples aplicação na sua empresa, ou somente para uma pequena parte de sua rede e, ainda, poder ter a escolha de realizar os backups dos principais dados na Cloud, ou até transferir toda a infraestrutura de sua empresa para Nuvem. O melhor disso tudo, é que o processo é feito com segurança, alta disponibilidade e com acesso 24h”, explana Daniel Grivol, que tem certificados de especialista Cisco em Routing and Switching, Enterprise Core, Enterprise Design e Enterprise Advanced Infrastructure, além de certificações profissionais em Network Architectures e Cloud.

A arquitetura em Nuvem além de trazer um ótimo custo-benefício e segurança dos dados, conforme Grivol, permite a execução do trabalho remoto e acesso às informações a partir de qualquer parte do mundo, e o responsável pela infraestrutura oferecida aos clientes é o Arquiteto de Cloud. “Esse profissional precisa ter uma visão holística e integrada da organização. Ele será o responsável por entender a necessidade do negócio, as necessidades da aplicação e transformar em uma solução que traga resultados para a empresa, que seja segura, disponível e transparente para o cliente final”, relata o especialista de TI, que também possui certificados de Cisco Certified Information Security Specialist, Juniper, VMware Network Virtualization, Certified Ericsson in Cloud, Certified COBIT e Certified ITIL in IT Service Management.

Segundo Daniel, com vasta experiência nacional e internacional nos mercados de Tecnologia da Informação; em projetos de Nuvem (Pública e Privada) e implementação (AWS, AZURE), o profissional que desejar se tornar um arquiteto de Cloud não, obrigatoriamente, precisa ter formação acadêmica universitária, as empresas buscam por trabalhadores qualificados e com certificações. Ele avisa que o profissional deve ser multidisciplinar, e deve seguir os pilares da computação em Nuvem, que são: Redes, Segurança, Virtualização e a Automação.

“A base do conhecimento na pirâmide precisa estar criada para poder evoluir até o topo. São diversos pilares de conhecimento e certificações, porém, é possível destacar os conhecimentos básicos e talvez essenciais mais relevantes, como: Cisco CCNA e CCNP, VMWare, Devops, Cloud Associate e Cloud Security. O caminho é estudar bastante, mas vale muito a pena”, conclui Daniel Messiano Grivol, especialista em Tecnologias de Redes e Segurança, com forte experiência em projetos e implementação de Redes Cloud em Data Centers de grande escala.

Segundo dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em 2020, o armazenamento baseado em Nuvem cresceu cerca de 25% para 35%, e o software empresarial na Nuvem aumentou de 20% para 27%, assim como o uso da capacidade de processamento da Cloud, que passou de 16% para 23%.

Website: https://www.linkedin.com/in/dgrivol

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais