Home Dino Inovação tecnológica traz novos equipamentos para trabalhadores do campo

Inovação tecnológica traz novos equipamentos para trabalhadores do campo

por
0 comentário

São Paulo/SP 6/11/2020 – Pulverizador autônomo é um dos exemplos de maquinário lançado em 2020 e que começará a ser visto nos campos brasileiros já no começo do ano que vem.

Máquinas agrícolas cada vez mais tecnológicas colaboram para atender a falta de mão de obra especializada.

Há mais de 50 anos a humanidade tem testado possibilidades de se alcançar a tecnologia dos veículos autônomos. Muitas empresas têm investido em estudos para garantir que as máquinas funcionem de forma efetiva e segura, mesmo sem um motorista.  

Antes de serem vistos nas cidades, circulando pelas ruas, entretanto, esta tecnologia já poderá ser vista nos campos brasileiros, uma vez que a complexidade do controle de obstáculos e a segurança dos operadores podem ser consideradas menores. 

banner

A automação no campo é uma necessidade no nosso país, uma vez que há falta de mão de obra especializada para atender a alta demanda de produção. Uma das novidades apresentadas pelas indústrias de maquinários este ano, traz já um primeiro passo de muitos que serão vistos daqui para frente: um pulverizador autônomo, que trabalha de forma remota sem a necessidade de um operador ‘dirigir’ o trator.

Desenvolvido por uma empresa nacional, o equipamento possui controle autônomo de operações, com monitoramento remoto e controle interativo do veículo através de um console que pode estar na mão do gestor da frota.

A tecnologia permite trabalhar com mais de um veículo ao mesmo tempo, com a função comboio e alinhamento virtual das máquinas, resolvendo a falta de mão de obra capacitada para operar máquinas altamente tecnológicas.

Com o pulverizador autônomo, é necessário apenas um gestor que compreenda as funções e saiba utilizar o sistema para fazer as configurações e acompanhar o trabalho em campo. Este gestor poderá controlar várias máquinas ao mesmo tempo, aumentando a capacidade de pulverização e agilizando o trabalho.  

O veículo apresenta também gerenciamento de controle de obstáculos inteligente, que para automaticamente quando identifica um empecilho, sendo que o gerenciador do veículo pode decidir quais ações vai tomar.

“Estamos apresentando uma solução totalmente nova para o produtor. É uma solução completa de serviço de aplicação, monitoramento da operação de pulverização e tecnologia veicular de ponta, que permite ganhos significativos na parte operacional baseados em informações coletadas tanto na própria máquina como do ambiente, permitindo uma operação de pulverização com qualidade e precisão”, avalia Rodrigo Madeira, gerente de negócios de pulverizadores automotrizes da Jacto, empresa que apresentou a novidade recentemente.

Pulverização Inteligente – A máquina é autônoma, mas precisa estar tecnologicamente equipada para atender a pulverização também de forma efetiva. Por isso, foi desenvolvida com um sistema de multiventiladores combinado com o exclusivo sistema de pulverização Multicontrol, com o corte de seções inteligente. Um sistema inédito de escaneamento a laser mede o porte da planta e controla o volume de aplicação e o volume de ar, controlando a rotação dos ventiladores.

“O sistema de escaneamento a laser avalia a massa foliar da planta e identifica o tamanho e proporção da planta, bem como onde existe massa verde. Estas informações servem de entrada para o controle do sistema de pulverização”, explica Paulo Henrique Bueno, gerente de negócios de pulverizadores tratorizados da empresa.

A jornada de trabalho de cada equipamento pode ser configurada individualmente, por operação, sendo todos os sistemas interligados para maximizar o trabalho na cultura, incluindo a função de retorno automático para o ponto de abastecimento.

Com a função ‘Siga o líder’, as máquinas deslocam-se interligadas virtualmente. O monitoramento remoto da operação na função comboio utiliza o conceito de comunicação entre máquinas.

Desde 2008, a empresa trabalha no desenvolvimento deste equipamento autônomo e a expectativa é que o serviço esteja em operação em 2021 para citros e que novos modelos entrem em fase de validação, sobretudo para silvicultura, onde os testes já estão avançados.

Website: http://www.jacto.com

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais