Home Dino Vacinação é o primeiro passo da retomada para empreendedores

Vacinação é o primeiro passo da retomada para empreendedores

por
0 comentário

29/1/2021 –

Com a vacinação, os brasileiros reforçam a esperança por dias melhores, porém, o cenário econômico ainda pede cautela e uma postura empresarial mais conservadora

Apesar do início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil ser um alento, o período é de muitas incertezas. É fato que haverá longos meses pela frente para que toda a população esteja imunizada e, com isso, a economia volte a trabalhar dentro da normalidade esperada. Para 2021, o Ministério da Economia estima o crescimento de 3,2% do PIB – Produto Interno Bruto. Ainda, de acordo com a Secretaria de Política Econômica, o país tem três desafios econômicos pela frente: geração de emprego, crédito e consolidação das contas públicas.

A alta na abertura de novas empresas foi um fator positivo para o país, uma vez que mostrou a versatilidade do povo brasileiro em driblar a crise e a aptidão empreendedora. Só em novembro de 2020, foram abertas 297.810 empresas, totalizando 19.744.641 milhões de empresas ativas em todo o território nacional.

banner

“Certamente, essa tendência seguirá em 2021, motivada principalmente pelo mercado digital. O fato é que milhares de brasileiros perderam seus empregos e, de alguma forma, reinventaram-se. O empreendedorismo é o futuro do mundo, mas para tanto, as pessoas precisam estar preparadas para dar continuidade a este momento”, comentou o administrador, contabilista e professor Carlos Afonso.

O que se esperar nos próximos meses?

O índice de contaminação da Covid-19 aumentou drasticamente de dezembro/2020 para cá e o Brasil tem registrado uma média móvel de mil mortes por dia. Fato este que leva os governantes a tomarem medidas de prevenção drásticas, a exemplo do governador de São Paulo João Doria, que na última sexta-feira (22), anunciou a regressão para a fase laranja do Plano São Paulo, a segunda mais restritiva. Outras seis regiões passaram para a fase vermelha, em que só atividades essenciais podem funcionar.

“Até que se tenha a maioria dos brasileiros vacinados e a efetiva imunização, vivemos essa volatilidade. Portanto, meu conselho é que todos continuem trabalhando bastante, apostando em novas ideias e construindo uma rede de relacionamento eficaz (networking). Não é momento para elevados investimentos, é fundamental ficar de olho no fluxo de caixa com um planejamento de longo prazo, para não deixar a reserva acabar”, salientou o professor Carlos. Ainda existem setores buscando fôlego, a exemplo de eventos e alimentação fora do lar.

O especialista afirma que a tão sonhada normalidade ainda demora a chegar, e enquanto não houver sinais claros sobre uma retomada econômica, as empresas segurarão as contratações de novos funcionários e os investimentos que foram planejados. “Acredito que esses sinais deverão surgir no segundo semestre”, avalia o professor Carlos.

Cenário macroeconômico

Aliado à vacinação, será preciso avaliar várias questões: a reforma tributária, os impactos do fim do Auxílio Emergencial no consumo, a equação fiscal do país, o comportamento da taxa básica de juros, a inflação associada à desvalorização do real, condições de crédito e inadimplência.

Para o empreendedor, sobretudo os MEI e ME, o Professor Carlos orienta a não descuidar da gestão de caixa da empresa, bem como controlar de forma intensiva os custos e as despesas do negócio, a fim de chegar da melhor forma possível até o início do segundo semestre.

“Em momentos críticos o caixa é rei. Ter liquidez é imprescindível para fazer frente aos compromissos, bem como superar essa fase. Tenha prudência e conservadorismo de modo a não comprometer o fluxo de caixa da empresa”, pontuou. Além disso, é fundamental conversar com um contador sobre o melhor regime tributário para 2021, com base no faturamento de 2020 e nas projeções do seu negócio para o ano.

Website: http://vireiempreendedoreagora.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais