Home Franquia Empreender é fazer do limão uma limonada?

Empreender é fazer do limão uma limonada?

'Empreender onde quer que eu vá': conheça Sua Entrega, o last-mile de SP fundado na pandemia

por Ana Raquel Lelles
Empreender é fazer do limão uma limonada?

Se a vida te dá limões, você faz uma limonada. Essa frase resume a mentalidade empreendedora da administradora Priscila Souza. Em 2021, a empresária viu uma oportunidade de trabalho nas mudanças provocadas pela pandemia na forma de consumo e fundou o Sua Entrega, empresa especializada em entregas de e-commerce que atua em São Paulo e Região Metropolitana da capital paulista.

“A gente viu que o comércio precisava crescer: ao mesmo tempo que estava fechado, precisava fazer a entrega. Então, eu tive a ideia de montar o Sua Entrega”, contou em entrevista exclusiva ao Negócio e Franquia. Na época, ela estava se especializando em e-commerce e hoje já está pós-graduada na área.

A empresa atua no sistema Last-Mile, que se refere ao transporte de uma mercadoria do centro de produção ao destino final com uma estratégia para estar dentro dos prazos e expectativas do cliente e do vendedor. Seguindo este conceito, Priscila afirma que “foi criada exatamente para ajudar lojas físicas e virtuais com soluções de logística para melhorar os processos de entrega”.

A visão da empresária está correta e é comprovada em números.  Para 89% “empresas de varejo, manufatura e logística acreditam que o comércio eletrônico cria uma necessidade maior de entregas mais rápidas”, conforme uma pesquisa da Accenture.

Com a pandemia, os empreendimentos se voltaram para o digital, o que aumentou esta demanda. Somente em 2021, o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$161 bilhões, sendo um crescimento de 26,9% em relação a 2020, conforme pesquisa da Neotrust, que monitora o e-commerce brasileiro.

Logo, neste cenário, o last-mile se fez mais necessária do que nunca. E esta foi a jogada de mestre de Priscilla.

Atualmente, o Sua Entrega atende 10 lojas e fica atento às demandas dos clientes para aprimorar o serviço. Uma das observações de Priscilla é que a vida de uma pessoa que administra uma loja online é muito corrida e, por isso, muitas vezes é complicado levar um produto a um local para ser enviado. No caso, a empresa busca os produtos na loja e entrega ao cliente, sendo um serviço satisfatório para as três partes.

Empreender é fazer do limão uma limonada?

A empresária criticou o Mercado Livre pela mudança no modelo de entregas, que antes era Last-Mile e agora o vendedor deve deixar o produto em uma agência do Correio ou Agência do Mercado Livre. Conforme a empresa para o site NeoFeed, a ideia é implantar o sistema sortation center para diminuir os custos com transporte, sendo a primeira implantação na América Latina.

Outro ponto diferencial do Sua Entrega é o vínculo empregatício com os motoqueiros, que são contratados como CLT na empresa, com seguro de vida e salário compatível ao mercado e ao trabalho.

Priscila revela que tem planos de expandir a Sua Entrega para outros estados, como Minas Gerais. “Na medida que o mercado for aquecendo, a gente vai buscando parcerias”

“Em todo lugar que eu vou, eu vejo uma oportunidade de negócio”

Além do Sua Entrega, Priscila também é proprietária da MP Express, empresa que trabalha com entregas mais específicas e maiores e faz trabalhos para a Prefeitura de São Paulo.

Antes de começar no ramo de entregas, a empresária trabalhou como motorista de aplicativo, na UBER, em 2015, para se sustentar, sendo uma das primeiras mulheres a ocupar este espaço. Em 2020, somente 6% dos motoristas do aplicativo eram mulheres, conforme pesquisa da Agência mural.

A pesquisa mostrou os desafios da profissão, que envolviam machismo e vulnerabilidade social. Mas, essas questões não abalaram a empresária, que continuou no ramo até 2018. “Hoje, meu foco é totalmente as empresas”, afirma.

Priscila conta que nunca teve o desejo de fazer concurso público e sempre teve vontade de empreender. “Eu tenho esse olhar de comércio, felizmente ou infelizmente”, disse com bom humor.

“Acho que todo empreendedor, de sangue, se acostuma com algumas coisas. Não é ‘vou empreender para ninguém mandar em mim’. Não é nada disso. Eu acredito que o empreendedor de verdade, o inconformado, ele busca uma solução que favoreça ele e outras pessoas, e é o que eu busco”.

Dicas para quem está começando

Empreender é fazer do limão uma limonada?

Com a mente empreendedora de Priscila, o Negócio e Franquia pediu dicas para quem está começando a empreender em e-commerce, entregas e last-mile. A CEO do Sua Entrega destaca, antes de tudo, que é preciso ter experiências prévias para começar a investir na área.

  1. Entenda como funciona: “Tenha um ‘know how’ em logística. O last-mile é a última fase. Você precisa procurar os sellers, que são as lojas, que já vivem através do market place.”
  2. Como fazer a busca por sellers: “Você pode procurar através do tráfego pago ou batendo de porta em porta. E as pessoas que já estão no meio da área de e-commerce já tem esse caminho.”
  3. A experiência em logística é necessária para fazer a parte de montagem da roteirização, ter um sistema para fazer o acompanhamento e dar esse feedback para as lojas para saberem o que foi entregue durante o dia e o que não foi entregue e qual motivo de não ter sido entregue.
  4. Profissionalização da empresa a partir dos profissionais. Para Priscila, é importante “buscar profissionais que sejam realmente comprometidos porque essa entrega tem que ser feita no mesmo dia e preferencialmente no máximo até às oito da noite, porque se passar desse horário vai se tornando um incômodo pra pessoa que vai receber, que passou o dia trabalhando e tem que receber uma encomenda 9, 10 horas da noite que já é um pouco tarde”.

Neste quarto ponto, é importante lembrar que a Sua Entrega valoriza o trabalho dos motoboys com os contratos de CLT e salários condizentes ao serviço.

======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais.
A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

Don`t copy text!
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×