Home BrasilSudeste Mercadinho da Honestidade – aposta na boa fé

Mercadinho da Honestidade – aposta na boa fé

por Rodrigo Campelo

Três jovens empreendedores com idade entre 17 e 20 anos apostam na boa fé das pessoas e acabam de inaugurar em Belo Horizonte o primeiro mercadinho da honestidade, uma loja de conveniência que acredita no poder da franqueza.

Qual seria a sua reação a chegar a um supermercado e pudesse escolher produtos sem caixas, sem câmeras. Ter um espaço sem ninguém acompanhando se o que você pegou é o que está pagando. Como você se sentiria?  Ficaria a vontade para fazer suas compras ou ficaria tenso?

O Be Honest é uma loja de conveniência que funciona dentro de condomínios de prédios ou de casas, em que você não tem caixa, não tem atendentes e nem embaladores.

Mercadinho da Honestidade - aposta na boa fé

Linha de produtos para atender com conforto o dia a dia de uma casa.

Muitos produtos estão a sua disposição para atender uma demanda pontual. No Be Honest você encontra diversos itens de categorias indispensáveis ao funcionamento de uma casa. Você encontra alimentos, bebidas, material de higiene, limpeza, padaria e claro guloseimas.

Tudo na conforto do prédio, sem precisar sair de casa, pegar carro, carrinho de compra,  pode encontrar coisas que são importantes e causam dor de cabeça quando acabam no meio do dia.

Como Tudo começou

Bruno Alexandro com 17 anos, Marcelo Carneiro com 18 e Vitor Casagrande com 19 anos encabeçam a ideia da loja de conveniência para condomínios. A lembrança dos mercadinhos do interior foi a base conceitual do projeto.

A ideia surgiu com o Marcelo quando ainda estudava na escola do SEBRAE. Ele precisava vender alguma coisa enquanto estudava para ter um pouco de dinheiro e conquistar uma certa independência financeira. Foi assim que surgiu a ideia de vender na forma justa confiando nas pessoas. O projeto está evoluindo desde então, até chegarmos  na proposta de valor presente nos dias atuais, afirma Carneiro.

Parafraseando Glauber Rocha, com uma projeto debaixo do braço e uma ideia na cabeça, Marcelo se juntou ao Vitor, que tinha acabado de chegar de um intercâmbio fora do Brasil.

Mercadinho da Honestidade - aposta na boa fé

Informações sobre o pagamento

Os amigos conversam e ampliam o tempo de dedicação ao projeto e começam a trabalhar juntos, mas ainda faltava alguém para cuidar das operações, e depois de muito conversar o Bruno veio para somar ao time.

Agora que a equipe estava pronta, foi mais simples estabelecer os papeis de cada um dentro da empresa, que ainda nem existia: Marcelo cuida do Marketing e da expansão, o Vitor é cara que adora números e por isso cuida do financeiro e dos dados, e o Bruno tem uma paixão diferente dos outros dois, gosta de logística e de seleção de produtos.

A aposta na boa fé

A proposta do projeto Be Honest é simples: os produtos são colocados a disposição dos moradores do condomínio que se precisarem podem pegar e pagar diretamente nos terminais eletrônicos.

No final do mês é enviado ao síndico do prédio o ranking de honestidade dos moradores. O projeto piloto foi implantado no bairro Luxemburgo em Belo Horizonte nesta semana e está chamando atenção de moradores, da imprensa e do pessoas ligadas ao mercado varejista.

Algumas vantagens do projeto ficam evidentes: será sempre o lugar mais perto para buscar um item que falta em sua casa, os outros pontos estão ligados a formação do caráter. Trazem é uma verdadeira aula de educação financeira, controle de despesas e de honestidade.

Mercadinho da Honestidade - aposta na boa fé

Aula prática para crianças de controle financeiro e honestidade

A crença na honestidade e na boa fé das pessoas foi o que mais chama atenção, nesse projeto.

O futuro do projeto Mercadinho da Honestidade

O projeto de conveniência para prédios de apartamentos tem muita aderência, uma vez que as famílias tem ficado mais tempo trabalhando dentro de casa.

De acordo com a pesquisa apresentada pela Nielsen, na última semana, percebe-se que a adaptação de rotinas, com compras de artigos que garantem o acesso ao lazer em casa e também produtos facilitadores do dia a dia doméstico.

De acordo com o levantamento feito pela Nielson, muita coisa mudou nos padrões de consumo neste ano. Uma das alterações foi o fortalecimento da procura por perecíveis, já que a maior parte das refeições passou a ser realizada em casa. O resultado mostrou que houve um grande crescimento nas vendas de diversas categorias na comparação com o mesmo período do ano anterior. Seis categorias registram, inclusive, avanço superior a 30%, sendo que boa parte delas tem forte apelo à praticidade.

Sistema de Franchising

O modelo de franquias é muito aderente e atraente aos olhos dos empreendedores do Be Honest. O crescimento de forma exponencial somente ganhará velocidade no modelo de franchising. As conversas sobre o desenvolvimento do modelo de franquias já foi iniciada e você já pode fazer o seu pré-cadastro acessando o link.

Estão conversando com outros condomínios e já mapearam 600 prédios com potencial para implantação em Belo Horizonte e na região metropolitana da capital. Para que o prédio tenha aderência ao modelo deve seguir alguns critérios como: mínimo de 30 unidades de apartamento, cessão do espaço para implantação da unidade dentro do condomínio e contrato de prestação de serviços.

O modelo é uma novidade que vem atraindo atenção e fazendo a diferença nesses “períodos esquisitos” que estamos vivendo. É a oportunidade de repensarmos, reiventarmos e recomerçarmos diante desse novo normal que está sendo construído.

========================================================

Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×