Home Franquia Repensar o negócio para virar o jogo, de novo?

Repensar o negócio para virar o jogo, de novo?

por Rodrigo Campelo
Repensar o Repensar o negócio para virar o jogo

Estamos vivendo um momento de repensar o negócio e fazer o máximo para virar o jogo, de novo. Nesse momento de fechamento do comércio podemos perceber que os principais erros são a desconexão entre as diversas autoridades e não estar preparado para vender de um jeito diferente do que estava acostumado.

Repensar o negócio para virar o jogo, de novo?

Transformar o negócio para atender o momento que o comércio está vivendo.

Nesses momentos diferentes aparecem diversos gurus para trazer a solução para o problema que você está vivendo. Antes de começar a escutar o que vem de fora, olhe para dentro e comece a fazer a sua parte.  Agora é o momento de apostar em novos formatos de venda. Toda mudança deve ser feita agora, uma vez que a ideia do lockdown pode ser longa e durar meses.

Entretanto, é importante que saiba que muitas franquias estão transformando o seu modelo de negócios, assim como muitos shoppings estão se adequando, reduzindo despesas com um objetivo principal muito bem definido: blindar e ajudar os lojistas a superar esse momento tão desafiador.

Uma coisa e certa, se todos fizerem sua parte, e buscarem juntos soluções para os mais diferentes problemas, oportunidades serão criadas e com isso podemos amenizar o fechamento e falência de empresas.

O que as Franquias tem feito para repensar o negócio?

  1. Negociação com proprietários de imóveis e shopping centers para adequação dos valore de aluguel;
    Repensar o negócio para virar o jogo, de novo?

    Delivery nos shoppings devem ser amplamente usado pelos lojistas

  2. Fortalecimento de material para divulgação nas redes sociais;
  3. Treinamento de forma online para franqueados e sua equipe;
  4. Criação e definição de modelos e remuneração de vendas online.

O que os shoppings tem feito?

  1. Isenção do custo de aluguel durante o período de lockdown;
  2. isenção do custo de fundo de propaganda no período de fechamento do comércio;
  3. Redução do custo de condomínio;
  4. Criação e ampliação de espaços de Delivery para atender os lojistas.

O que você pode fazer para repensar o seu negócio?

  1. Abuse do Delivery. Crie novos formatos de entrega de produtos (Delivery do shopping ou até mesmo entrega na casa do cliente);
  2. Crie novas funções para a sua equipe que está com estabilidade. Motive esses funcionários a criar um novo canal ou fortalecer as vendas online;
  3. Fortaleça suas mídias sociais. Ligue para seus clientes e diga que existem novidades na sua loja. Convide a curtir e seguir para receber mais novidades. Curta os posts de seus clientes, pense em datas comemorativas, peça feedback sobre seu atendimento;
  4. Amplie a relação com seu cliente, busque melhorar a experiência seja no formato digital.
    Repensar o negócio para virar o jogo, de novo?

    Amplie as funções de seus funcionários com estabilidade. Crie vendas digitais, converse com sua franqueadora

  5. Crie pequenas surpresas na embalagem de delivery de seus clientes. Quem não gosta de ser paparicado.
  6. Seja cativante na sua abordagem. Não fale de problemas. Lembre-se que o seu cliente tem os dele. Seja amigável e prestativo.
  7. Converse com as indústrias para entender qual o tempo médio de entrega de produtos em sua loja;
  8. Defina um preço justo, fuja de promoções inadequadas que não vão gerar efeitos positivos em seu negócio.
  9. Comportamento de consumo do cliente – Aposte no atendimento personalizado, busque cada vez mais entender o o que o seu cliente deseja realmente comprar.
  10. Atualize o cadastro de seus clientes e use-o para gerar vendas e contato. Esteja presente na vida dele, mesmo que seja no formato online.

Tanto a Abrasce quanto os shoppings tem buscado soluções para apoiar e dar condições aos lojistas de superar esse momento desafiador. Muitas vezes os empreendimentos conseguem transformar as desconexão entre as diversas autoridades em respostas mais diretas, objetivas e simples para os lojistas.

Entretanto, algumas coisas dependem do lojista como: a criação ou expansão de vendas online, entender o comportamento de consumo do seu cliente e com isso melhorar a experiência no canal de venda. Os gestores de shopping estão se movimentando para não deixar o lojista sem vender. O lojista não pode ficar mais nenhum dia sem vender é o que está na meta das entidades. 

Está claro que é a hora de repensar o negócio para virar o jogo, de novo. Mas quantas vezes você teve que virar a própria mesa no passado? Não deixe para amanhã o que deve ser feito hoje. Converse com sua equipe e com a equipe dos shoppings, fale com seu franqueador. Estabeleça as regras.

Fortaleça associações como CDL, Associação Comercial, Associações de Franquias e de Shoppings. Eles devem buscar informações junto aos órgãos competentes de sua cidade e cobrar respostas sobre o tempo necessário para encerrar o lockdown.

Normalmente o objetivo desta medida imposta pelo Estado tem um objetivo: Ganhar tempo para ampliar os leitos e recursos para atender a população. Se os órgãos municipais precisam de tempo para se organizar e ampliar condições de atender a população, é necessário saber qual será o tempo e quais são os planos de ação previstos. 

Se por acaso a sua franquia não tiver formato de vendas online, acredite que existem algumas poucas franquias de renome nacional que ainda não autorizaram essa modalidade, entre em contato e crie condições de fazer vendas nesse formato mesmo que seja de forma temporária, enquanto a sua cidade estiver com comércio fechado pela Prefeitura.

Lembre-se dessa vez todos devem estar com o foco em ajudá-lo a passar por este momento com fôlego para continuar. Você não chegou até aqui por acaso. Não foi mágica e tão pouco milagre. Foi o resultado do seu trabalho, da sua dedicação  e da sua disponibilidade que te fez se tornar referência e ser reconhecido no que faz. Acredite nisto e siga em frente. E vamos repensar nosso negócio quantas vezes forem necessárias para continuar no jogo.

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×