Home Gestão KPIs de SEO: como medir os resultados

KPIs de SEO: como medir os resultados

por Redação
são necessários, pois permitem entender se as ações estão trazendo os resultados esperados e se as páginas têm chances reais de se posicionarem nos buscadores.

Quando o assunto é otimização de sites, o SEO (Search Engine Optimization), é uma das técnicas mais utilizadas para ter ótimos resultados. Para acompanhar o desempenho e otimizar as técnicas adotadas, definir bons KPIs de SEO é fundamental. Como meidr os resultados?

Isso porque, para acompanhar o desempenho dos sites efetivamente, os KPIs de SEO são necessários, pois permitem entender se as ações estão trazendo os resultados esperados e se as páginas têm chances reais de se posicionarem nos buscadores.

Desse modo, entender o conceito de KPIs de SEO, a importância da estratégia nos negócios e como utilizá-los para avaliar os resultados são maneiras dos empreendedores implementarem o marketing digital de forma mais eficiente na empresa e se destacarem no mercado.

O que são os KPIs de SEO?

Na prática o KPI (Key Performance Indicator), em português Indicador-Chave de Desempenho, consiste em métricas específicas para o negócio, relacionadas aos objetivos atingidos e traçados.

Ou seja, é uma forma estabelecida para medir se as ações realizadas estão ou não sendo efetivas para as estratégias e objetivos do negócio.

Essas métricas promovem uma visão mais clara do estabelecimento e das estratégias, agregando informações. Contudo, não precisam estar relacionadas necessariamente ao objetivo maior do empreendimento.

Já os KPIs são elaborados a partir das métricas, de modo a acompanhar de forma mais próxima e adequada os resultados. 

Ou seja, consiste em um indicador em formato numérico ou percentual que está relacionado ao desempenho da empresa.

Nesse sentido, o número de leads (potenciais clientes) que se cadastraram na newsletter em um site de serviços de transporte de cargas pode ser considerado uma métrica, por exemplo. 

Os custos de aquisição dos leads, calculado com base no valor investido dividido pelo número de leads conquistados, também é um importante KPI, possibilitando mensurar qual a efetividade das ações e orçamento necessário. 

Consequentemente, ajustes podem ser realizados para otimizar os custos.

Por conta disso, quando o assunto é SEO, os KPIs têm um papel muito importante na validação dos investimentos e das estratégias adotadas para o tráfego qualificado.

Os KPIs servem para mostrar o retorno que as ações proporcionam para a empresa, seja em forma de mais tráfego qualificado para o site, efetividade de retenção ou financeiramente, entre outros.

É possível encontrar boa parte dos KPIs de SEO utilizando, por exemplo, a ferramenta Google Analytics.

Essa plataforma permite acompanhar e visualizar com mais facilidade as métricas importantes para o SEO. Além disso, possibilita criar dashs, gráficos e tabelas que permitem uma análise completa e ágil.

Qual a relevância de acompanhar os KPIs de SEO nos negócios? 

Por que analisar as métricas de pesquisas dos usuários? Qual a relevância e o que torna os KPIs tão importantes para os negócios?

Essa é uma dúvida muito comum para quem está começando a empreender ou aplicar estratégias online. 

Contudo, a resposta pode ser bastante simples: as métricas são fundamentais para avaliar o nível de sucesso das campanhas e estratégias de SEO – que são fundamentais para a visibilidade e autoridade do negócio. 

As empresas que não acompanham as métricas não conseguem entender o desempenho do marketing de pesquisa e quais ações são mais efetivas, podendo impactar no alcance orgânico.

Ou seja, não conseguem saber quais resultados as estratégias e campanhas estão gerando e não podem aprimorar ou direcionar atenção para as mais qualificadas.

Com o acompanhamento dos KPIs de SEO é possível identificar quando um conteúdo está ou não atraindo leads qualificados e promovendo cliques. A partir disso, as páginas podem ser melhoradas para atrair mais tráfego.

Como definir um KPI de SEO para o seu negócio?

O primeiro passo para definir um KPI efetivo é compreender quais indicadores realmente importam para o site da empresa de cabeamento de rede e para alcançar resultados para o negócio.

Assim, os KPIs podem variar conforme as estratégias escolhidas para o negócio. Além disso, diferentes indicadores podem ser estabelecidos, conforme a necessidade e meta.

Uma taxa de conversão em vendas, por exemplo, pode ter mais relevância para um e-commerce (loja virtual) do que para os blogs que tem o foco em renda com anúncios. 

Após entender quais indicadores são importantes, é necessário reunir as informações necessárias e que podem ter parâmetros interessantes para comparações e definir as direções e decisões do negócio.

Os empreendedores podem criar alguns critérios exclusivos para o seu negócio, mas este fator pode dificultar a análise de desempenho do empreendimento frente aos concorrentes. 

Deste modo, é importante coletar, organizar, armazenar e analisar uma quantidade considerável de KPIs de SEO, conforme o objetivo e que sejam relevantes para o projeto, tornando possível melhores análises e decisões, tanto frente ao mercado quanto público e concorrência.

Mas atente-se, um volume excessivo ou escasso de KPIs, pode prejudicar o bom embasamento e uma visão crítica sobre o negócio. 

Por isso é importante ser criterioso na hora de definir os KPIs e ter clareza dos objetivos e das etapas/métricas necessárias para cada meta.

Quais são os principais KPIs de SEO?

Mesmo com um funcionamento diferente em cada segmento e conforme as metas e objetivos, há alguns KPIs de SEO que são considerados básicos para serem analisados e proporcionarem um melhor desempenho ao negócio.

Essa avaliação pode ser feita com o auxílio de ferramentas como Google Analytics, Ubersuggest, Google Search, entre outras.

Algumas KPIs importantes são:

Sessões orgânicas

As sessões orgânicas consistem nos acessos realizados no site pelo mesmo usuário de forma direta ou a partir de buscas, sem a necessidade de publicidades. Ou seja, o usuário chegou ao site de modo orgânico, sem acessar anúncios pagos nos buscadores.

Neste caso o internauta entra em uma página, pode navegar no site e outros conteúdos, mas depois tende a sair do site. Conforme a navegação, o interesse pode ser despertado, ou outras ações podem ser realizadas para reter ou atrair o usuário novamente.

Quando o número de sessões orgânicas é alto, isso significa que os conteúdos de medição ôhmica estão otimizados para o SEO, por exemplo, podendo gerar excelentes resultados.

Visitantes únicos

Este KPI analisa os visitantes únicos que acessam o site. Neste caso, o principal fator é a capacidade que as páginas têm em atrair diversas pessoas.

É possível cruzar as sessões orgânicas e visitantes únicos para entender, por exemplo, a quantidade de sessões médias por usuários, a capacidade de retenção e alcance do site.

Visualizações de páginas

Este KPI é o que informa o número de visualizações que a página recebe em um determinado período. 

É um indicador interessante para entender quais são os conteúdos com maior poder de atrair acessos.

Número de backlinks

Os backlinks são muito importantes nas estratégias de SEO e ajudam a construir uma autoridade para o domínio. Sendo assim, este KPI consegue medir quantos links externos o site consegue em um determinado período, percebendo as citações e qualidade.

Este indicador é muito interessante para um empreendimento, seja focado em gestão financeira para pequenas empresas ou venda de roupas vintage, construir a autoridade do site e ter excelentes resultados no segmento, obtendo mais oportunidades de mercado.

Backlinks de sites de autoridade

Este é um KPI mais refinado, ou seja, ele consegue contabilizar um link building com mais qualidade, assim ele pode mensurar os novos backlinks conquistados e qual a qualidade dessa linkagem ou site de origem.

ROI (Retorno Sobre Investimentos)

Todas as empresas têm como objetivo final em uma estratégia de SEO, gerar um bom ROI. Contudo, é geralmente utilizado em ações de SEM (Search Engine Marketing) pagos.

No caso do SEO, o investimento não é voltado ao patrocínio, mas aos esforços e custos necessários para melhorias do site ou em estratégias e especialistas que atuarão junto à marca.

Assim, seja investimentos em recursos para as equipes executarem o trabalho para colocar as técnicas de SEO em prática ou em uma agência especializada, o ROI deve avaliar qual o retorno essas ações estão proporcionando, identificando as estratégias mais qualificadas para atrair leads e clientes, visando receber mais dinheiro do que o investido.

Fazer o monitoramento do ROI das atividades de SEO da empresa de teste hidrostático tubulação, por exemplo, é um jeito de medir o sucesso das estratégias e ter mais dinheiro e melhores resultados sem despender tanto esforço.

No entanto, é preciso atenção. Este KPI pode demorar a mostrar resultados. Assim, tenha calma e destreza para identificar as ações que precisam de ajuste ou se é o tempo de maturação necessário para os resultados de SEO. 

Geralmente, as ações podem demorar de seis a doze para que os ganhos/resultados possam ser percebidos com efetividade.

As empresas que aplicam e conseguem definir sua meta de ROI efetivamente, como medir o desempenho com relação a isso, podem verificar o quanto a empresa está melhorando. O ROI pode ser medido com base no investimento feito em SEO e nas receitas recebidas.

Palavras-chave

As palavras-chave possuem importante valor nas ações de SEO. Por isso é recomendado fazer o acompanhamento das principais palavras-chave alvo que estão ranqueadas no SERP (Search Engine Results Page).

No passado, empresas diversas, como de laboratório de ensaios, lojas virtuais e equipes de marketing faziam o monitoramento das palavras-chave e baseavam o sucesso e resultados nessa estratégia.

Atualmente, contudo, a ação se mostra muito importante mas apresenta mais oportunidades, visto a análise semântica dos algoritmos.

Com isso, uma página de conteúdo pode estar posicionada com diversas palavras-chave diferentes, além de ter a pesquisa personalizada.

Assim, a escolha de termos e variações, bem como o acompanhamento dos resultados em cada proposta é necessário para identificar aquelas que melhor respondem aos usuários e os temas que mais atraem potenciais clientes.

Taxa de CTR 

A CTR (Taxa de Cliques) está relacionada às impressões que resultam em cliques. 

Quando um usuário faz uma pesquisa com palavras-chave ou termos específicos, encontra diversas opções de resultados para a busca, mas opta por clicar no link da sua página.

O Google estabelece os indicadores efetivos de CTR, contudo, a porcentagem ideal varia muito de cada segmento.

Apesar disso, de modo geral, resultados abaixo de 1% podem indicar que há algo de errado com as estratégias de SEO ou até no conteúdo, demandando ajustes.

Este é um KPI importante para diversos segmentos, indo desde uma fábrica de brindes para personalizar atacado e até grandes multinacionais dispostas na web.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é usada como parâmetro que permite mensurar o número de visitantes que acessam o site, mas não realizam nenhuma outra atividade dentro das páginas, saindo  rapidamente do endereço.

Isso pode indicar que a página não atende o desejo do internauta ou que o site precisa de melhorias, como de carregamento.

Erros de rastreamento

Esses erros podem ocorrer quando o usuário tenta acessar um link que não existe mais ou se depara com um conteúdo diferente do proposto. 

Esta falha precisa ser corrigida, pois pode comprometer a navegabilidade dos usuários que visitam o site, fazendo com que a sessão acabe antes do tempo.

Este KPI de SEO é muito importante para verificar possíveis falhas que podem comprometer o tempo de sessão, seja em um site de certificado CIPA ou de outras áreas, bem como a credibilidade da marca. 

Assim, é preciso acompanhar os índices de falha e corrigir links quebrados, inclusive para manter a qualidade de DR e posicionamento do site.

Orientações finais

Além destes, existem outros KPIs que podem ser utilizados, tudo dependerá do segmento e dos objetivos da empresa.

Portanto, entender a importância dos KPIs de SEO e eleger os melhores para analisar o desempenho da sua empresa, conforme os seus objetivos para o negócio, permitem conquistar excelentes ganhos de forma direcionada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

Don`t copy text!
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×