Empreender não é uma tarefa fácil. É preciso ter persistência, até mesmo na ficção. Conheça os filmes para te ajudar a empreender. Você não pode deixar de assistir.

Um dos pontos importantes para empreender é definir limites e ter inspirações que o ajudem colocar de pé a sua vontade. O incentivo pode vir da história de outras pessoas que fizeram parte do mundo dos negócios.

Para ter contato com esse universo, você pode assistir filmes baseados em fatos reais ou aqueles que simplesmente têm um roteiro que fortalece uma ideia. Nesse post, listei 5 filmes com roteiros intrigantes. Vamos conferir!

1. A Negociação

A primeira sugestão é o filme que conta a história do magnata Robert Miller que quer vender sua empresa para um banco para evitar que a fraude cometida seja revelada. Às vésperas da venda ele se envolve em um acidente automobilístico e esconde sua responsabilidade no caso.

Por que você deve assistir?

“Todo acontecimento do mundo gira em torno de 5 letras: G R A N A.”  A negociação e condução da venda é uma ferramenta importante para montar uma boa estratégia para seu empreendimento, por isso é preciso ter muita atenção e saber com quem você está lidando na hora de investir, pois muitos só pensam no seu próprio bem.

2. Wall Street – Poder e Cobiça

Os filmes podem te ajudar a empreender
Wall Street – Poder e Cobiça

Claro que não ia deixar de falar de alguns filmes que são considerados ícones do cinema. Este é um longa-metragem um pouco mais antigo, ele foi lançado em 1987, mas a sua história continua muito atual.

O roteiro é de um jovem corretor Bud Fox, que está disposto a fazer qualquer coisa para ter uma oportunidade no mercado financeiro, mesmo que isso signifique assumir alguns riscos. Ele vai atrás do bilionário Gordon Gekko – que o adota como seu discípulo – logo Bud começa a trabalhar secretamente para o magnata.

Por que você deve assistir?

Já dizia Gekko: “Tudo se resume a dinheiro, rapaz. O resto é conversa.” O ser humano é capaz de ir além dos princípios de ética e abandonar seus escrúpulos para alcançar seus objetivos. Este filme é uma reflexão sobre o preço da ambição demasiada. Além disso, ele mostra que a persistência é a chave para chegar aonde você deseja.

3. Wall Street – O Dinheiro Nunca Dorme

Para aprofundar na série do mercado financeiro, o filme é uma sequência, que foi lançado em 2010. Neste longa-metragem, Gordon Gekko faz uma aliança com seu genro Jacob Moore e em troca quer se reaproximar de sua filha Winnie.

Por que você deve assistir?

“Um pescador sempre vê outro pescador de longe.” Neste longa-metragem, podemos perceber que montar uma estratégia é fundamental, mas ter alguém com experiência ajudando é muito importante para atingir resultados esperados.

4. O Lobo de Wall Street

O longa-metragem é baseado nas memórias do poderoso corretor da bolsa de valores Jordan Belfort. O filme começa com o personagem trabalhando duro em uma corretora na Wall Street, com a queda da bolsa, ele fica desempregado, ao longo filme ele cria sua própria empresa e enriquece de forma ilegal e rápida.

Por que você deve assistir?

“Estão vendo essa caixa preta na frente de vocês? O nome disso é telefone. O que vocês têm que fazer é tirá-lo do gancho e repetir as palavras que ensinei. Isso vai deixá-los mais ricos que o mais poderoso CEO deste país.”  Era assim que Jordan incentivava sua equipe.

Vamos ater apenas essa mensagem: este é um filme clássico. Ele dá uma verdadeira aula de empreendedorismo e vendas, mesmo que seja de forma ilegal (o que não é certo, claro!).

Olhando pelo lado estratégico, Jordan Belfort não ficava parado esperando as coisas caírem do céu ele corria atrás dos objetivos, ele era focado, tinha o dom da oratória e não desistia de conquistar sua maior meta: os clientes.

5. Fome de Poder

Esse filme conta a história da criação do maior rede de fast food do mundo: Mc Donald´s. Illinois Ray Kroc conhece o negócio dos irmãos Richard e Maurice McDonald e vê ali uma grande oportunidade de expansão. Kroc se torna num primeiro instante o representante da marca, mas ao longo da história ele se torna o dono desse império multimilionário.

Por que você deve assistir?

Vencer obstáculos, ter artimanhas e saber aproveitar oportunidades, essas e outras lições você pode aprender assistindo este filme. Além disso, a história nos ensina uma lição: fique sempre atento ao negociar, faça tudo conforme a lei e não confie 100% em ninguém.  Se quiser saber mais sobre o longa-metragem leia:  Franquias e Fome de Poder: confira 7 lições que você pode aprender com o filme.

Em todos os filmes citados, mesmo que os personagens tenham deixado de lado à ética – trabalhando ilegalmente e passando por cima dos outros – se o olhar pelo lado bom, esses filmes trazem grandes ensinamentos sobre empreendedorismo, dedicação e persistência. Vale a pena assistir cada um deles e aprender mais sobre o mundo do negócio.  

Bom, você já tem uma lista. Espero que aproveite, assista, pense nos seus valores e até onde você está disposto a ir pelo seu sonho. Se tiver alguma sugestão de filme sobre empreendedorismo, compartilhe deixando seu comentário aqui no post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here