Home Franquias Estratégias de franquias para o verão

Estratégias de franquias para o verão

Moda, alimentação e estética são alguns dos setores de empreendimentos que adaptam o planejamentos para o verão

por Ana Raquel Lelles
0 comentário

Empreendimento no Verão: conheça estratégias de franquias para o verão. O calor, o sol muda a forma de consumo dos brasileiros, que procuram formas para se refrescar ou viajar – principalmente no mês de janeiro, em que muitos tem férias ou folgas. Isso se estende até o carnaval, por isso empresários e franqueados estão de olho nisso e fazem adaptações nas administrações das lojas e empreendimentos durante a estação. 

A temporada de 2023 promete ser ainda mais especial visto a reabertura econômica de alguns setores que estavam fechados ou ainda semi-abertos no mesmo período nos últimos dois anos devido a pandemia da COVID-19. Isto envolve: festas de carnaval e toda a movimentação envolta de viagens, como hotéis, comércio local, transporte, lojas de roupas e peças de banho, entre outros. 

O ‘Negócio e Franquia‘ conversou com algumas franquias que fizeram campanhas e mudanças no planejamento para o verão. 

Moda 

Ano novo, roupa nova. Tem gente que leva este lema a sério e sempre tenta mudar uma peça ou outra do guarda-roupa, ou renovar o estilo. As empresas estão ligadas nessas ideias, visto que a semana de moda de alta costura de Paris – que dita como será a moda – acontece logo em janeiro.

banner

Se tem quem gosta de comprar roupa, também tem quem gosta de vender e circular as energias. Esse é o conceito da marca de moda sustentável “Peça Rara”, que trabalha há 15 anos no segmento. 

Para a CEO e fundadora da franquia Brechó Peça Rara, Bruna Vasconi, janeiro “costuma ser o mês de renovações”. Por isso, várias pessoas procuram um destino para as peças antigas e acabam conhecendo a Peça Rara. 

“Com esses novos fornecedores desapegando nas lojas, as pessoas se surpreendem com a nossa curadoria e estrutura das lojas, com isso, acabam virando clientes. Esses clientes se identificam com essa forma de consumo. Uma forma de consumir que não gera um impacto para o ambiente, que renova, que recicla, que dá nova vida a peças que já foram produzidas. Tudo acontece de uma forma muito orgânica e fornecedores se tornam clientes, assim como pessoas que já consomem moda circular também viram fornecedoras. Claro que também é vantajoso, financeiramente falando, já que as peças têm um valor atrativo comparado ao valor de mercado”. 

A empresa tem grandes metas para expandir a franquia para outras cidades, além de Brasília, que é onde foi fundada a Peça Rara. “Queremos fazer com que as pessoas conheçam cada vez mais essa nova forma de consumo para que se torne uma alternativa não só na hora de comprar, mas também na hora de desapegar”.   

Alimentação 

O sonho de muitos brasileiros é tomar uma cervejinha ou bom drink na praia no verão para descansar do estresse do dia a dia. É nessa oportunidade que a franquia de bebidas ‘Água Doce Sabores do Brasil’ entra como principal espaço para este público alvo. 

Somente na rede em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, a franquia teve um aumento de 50% no faturamento nos meses do Verão.

A Cachaça é o carro-chefe da casa, mas outros destilados também compõem o estoque da marca, como Gin e Whisky. As unidades são planejadas para reunir famílias e amigos e conta com um “menu recheado de receitas da gastronomia brasileira”. 

Segundo o diretor de franquias da Água Doce, Julio Bertolucci, a expectativa é de um aumento de vendas em cerca de 10% somente no verão de 2023, “aconteça um leve desaquecimento nos meses de janeiro e fevereiro”. 

“O verão – iniciado ainda em dezembro e seguindo até março – é marcado por datas muito relevantes do calendário. Por isso apresenta condições marcantes para criar experiências diferenciadas, momentos de encantamento e gerar oportunidades de venda”, disse.

Bertolucci afirma que chopp e cerveja, que são as “paixões nacionais”, são as campeãs de vendas “para matar a sede no calor”. “Sucos também têm excelente saída e figuram no topo das vendas, com o público curtindo sabores naturais e se hidratando. Uma bebida clássica da Água Doce é a gigante Caipicerva, preparada com vodca e cerveja, excelente para compartilhar bons momentos e que também é um grande destaque nas noites de verão”. 

A empresa montou o “Festival de Verão”, uma ação “para auxiliar o público a pedir os produtos mais indicados e assim, via harmonização, obter a mais saborosa e refrescante experiência nesta estação do ano”. 

“Destaque para o “Verão Caribenho”, um drinque sem álcool elaborado com suco de pêssego, suco de laranja e groselha. Também o icônico drinque Pôr do Sol, preparado com Gin, limão siciliano, champanhe e cereja. No Festival de Verão, teremos também em destaque o “Alvorada”, um marcante lançamento da marca Água Doce preparado com vodca, maracujá e espuma cítrica. O Alvorada é finalizado na mesa com maçarico, proporcionando uma experiência toda especial e inesquecível aos clientes”, explicou Bertolucci sobre o conceito da ação.

Seguindo a ideia de “explorar sabores”, a Cacau Show lançou o “Festival de Verão”, que são trufas com sabores refrescantes, que são abacaxi com hortelã, maracujá com limão e morango com limonada. A franquia também criou a promoção “palito premiado”, no qual o cliente ganha prêmios exclusivos, para vender picolés. 

Rogério Paolucci, que é dono de três unidades da franquia na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conta que as vendas de chocolate não são altas nos meses de janeiro e fevereiro. Mas, as campanhas são feitas para incentivar o aumento dos lucros. 

“A estratégia é ter novos sabores e buscar a clientela para ser atraída para essas trufas e tabletes. Mas, o principal atrativo são as cores que a gente coloca para despertar a curiosidade dos clientes, já que mais de 60% das nossas vendas são por impulso. Então, quando se oferece na loja esse novo produto, os clientes se sentem atraídos a provarem”.

Seguindo essa ideia de atrair o cliente, Rogério fez uma promoção de degustação dos produtos. A ideia foi colocar cartões com um “vale” em um restaurante que abriu no shopping onde tem a loja da Cacau Show. Assim que o cliente vê o convite, ele pode trocar o cartão por um produto e provar. “Com isso, eu coloco um propenso cliente na loja”. 

“No mais, tem uma bolsa que é vendida na promoção, onde isso também faz uma atração especial. Então, fazemos kits e montamos com outros produtos. Ela vai embalada e parece um “cacau”, completa.

Estética 

Não tem quem não queira ficar bonito para uma foto no Instagram. Mas, nada melhor do que um “photoshop” na vida real. O nutrólogo Sandro Ferraz, apresentador do MedHouse Podcast e fundador dos programas de emagrecimento PES e Mentoria Emagrecendo pra Vida, conta que a principal estratégia para atrair clientes no verão vem do público que quer “melhorar o corpo ou a estética e saúde”.

“No verão, as pessoas estão muito mais expostas e querem ter uma imagem mais apresentável. Então, o que a gente faz é lançar programas voltados para a melhora física, na melhora da pele e no condicionamento físico”, explica o médico.

Sandro comenta que também há uma grande procura para os seus projeto após as festas de fim de ano. “As pessoas vivem de projetos. Então, em sua grande maioria, elas extrapolam demais e começam o ano descontentes. A procura por esse tipo de serviço [de produtos para emagrecer ou melhorar a estética ] é muito maior”.

=====================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais