Home Franquias Dark Kitchens mercado com sede de crescimento

Dark Kitchens mercado com sede de crescimento

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Dark Kitchens mercado com sede de crescimento

As Dark Kitchen se tornaram um movimento importante nos últimos anos. Também são conhecidas como cozinhas fantasmas. Elas podem ser o caminho para expansão da alimentação num mercado que tem dado sinais de sede de crescimento.

Mas o que é uma Dark Kitchen? Esse nome foi dado a cozinhas que são montadas em galpões, prédios ou espaços dedicados exclusivamente a entregas, sem identificação na fachada, muito menos serviço no local. Antes um restaurante em média recebia entre 18 a 25% do seu faturamento pelo formato delivery, mas hoje em dia pode chegar a 70% da receita vinda de aplicativos e de formatos online.

Esses espaços estão localizados próximos a bairros residenciais para facilitar a entrega dos pedidos, mas por conta dessa proximidade com os centros urbanos, moradores passaram a reclamar com o poder público sobre os problemas causados por essas cozinhas. Claro tudo tem o ônus e o bônus. e no meio de tantas coisas diferentes claro que alguns problemas deverão surgir.

Vamos entender as oportunidades que os negócios trazem

Dark Kitchens como caminho para expansão na alimentação

Imagem Pixabay

Essas cozinhas não tem nada de estranho ou irregular. Ao contrário são equipadas com equipamentos de última geração e tem todo um controle de limpeza.  Se tornaram possibilidades e oportunidades de abertura de novas unidades numa velocidade mais rápida.

banner

O modelo é muito parecido com o que acontece dentro de um shopping center. O restaurante aluga o espaço, paga condomínio, paga despesas específicas como água, luz, gás e IPTU do espaço que utiliza. Em contrapartida a Dark Kitchen entrega os runners, que são os buscadores de pedidos prontos e controlam as entregas dos motoboys para que ganhem agilidade.

No começo como era

No início da implantação dos serviços das Darks Kitchens os valores estavam bem altos e salgados. Assustavam quem queria aumentar ou ampliar a capacidade de produção. Com o tempo e com a adequação do mercado esse formato tem ficado acessível e se tornado uma grande oportunidade de expansão e crescimento no setor de alimentação.

O mercado de alimentação no setor de franquias

As franquias de Alimentação faturaram 51,9 bilhões de reais em 2022, 18% a mais do que no ano anterior, confirmando uma trajetória de recuperação do segmento. O número de unidades cresceu 9%, chegando a mais de 40 mil unidades, conforme os dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising.  No Brasil, há 857 redes de alimentação, o que corresponde a 27,8% do mercado afiliadas a ABF, entretanto estima-se que o número seja 3 vezes maior considerando as franquias que não estão associadas e operam no mercado sem participar dos projetos, credenciamos e chancelas da entidade. 

A Divino Fogão apresentou o projeto de expansão no formato de Dark Kitchen, durante o período de pandemia. Para quem deseja empreender o modelo traz condições bem definidas como:

  1. Não necessidade de investir na construção de uma marca;
  2. Qualidade na gestão do estoque com acesso a fornecedores homologados e métricas;
  3. Cardápio desenvolvido e testado;
  4. Negociações com os marketplaces.

Cautela e caldo de galinha

Tem um ditado brasileiro que diz que Cautela e caldo de galinha não faz mal a ninguém. É verdade. Os valores estão mais baixos de aluguel, mas é preciso fazer estudos e projetar com cautela e ser bem conservador para não se deparar com situações desagradáveis.

Visita técnica

Dark Kitchens mercado com sede de crescimento

Imagem Pixabay

Não tenha vergonha e visite os espaços em que as cozinhas fantasmas estão situadas. Veja o entorno, a área residencial é suficiente para atender sua demanda? Estude, analise e faça pelo menos um plano de expansão. A pizza é sempre um bom exemplo para quem vai empreender. Primeiro por que ela quando entregue fria, perde todo charme e sabor. Para isso é importante ter uma grande área adensada na área de atuação primária, para que possa a entrega ser feito de forma ágil sem perder qualidade e sabor.

Uma cozinha para atuar com o serviço de Dark Kitchen pode ser montada numa área à partir de 10 metros quadrados. A empresa entrega a exaustão, o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro, e a liberação da Vigilância Sanitária. Tudo isso faz parte da entrega e da responsabilidade dos donos do dark kitchen.

O lojista, por outro lado, fica com a responsabilidade de montar os equipamentos, estoque e equipe. Aparentemente pode ter uma equipe enxuta e possibilidade de trabalhar apenas nos horários de maior movimento, mas não é só isso que importa.

E se a demanda for alta? Como vai suprir essa necessidade? Onde vai buscar profissionais para atender esses gargalos? E o planejamento de produção? Atualmente um dos grandes problemas que os varejistas estão enfrentando está ligado a mão de obra. Cada vez mais, tem ficado difícil de contratar mão de obra e de reter dentro do emprego. E os fatores são os mais diferentes possíveis. Mas isso é um assunto que merece uma matéria inteira para trazer a tona as dores vividas pelos empresários.

Como Montar um restaurante numa Dark Kitchen?

  1. Faça o Plano de Negócio.
  2. Defina o Tipo de Alimento que irá Vender.
  3. Procure o Local para Montar a Cozinha. Não tenha pressa.
  4. Contrate e selecione bem a sua Equipe de Funcionários.
  5. Adquira os Equipamentos para a Cozinha.
  6. Compre as Embalagens.
  7. Legalize o seu Negócio.
  8. Escolha um Sistema de Gestão.
  9. Crie um cardápio online
  10. Invista num aplicativo próprio e não dependa apenas dos Marketplace de alimentação
  11. Crie uma boa estratégia de comunicação, divulgação e marketing de posicionamento para seu restaurante
  12. Cadastre-se nos canais de venda online
  13. Converse com quem já está instalado na Dark Kitchen. Descubra o que quanto fatura e quais são as dores e desafios do restaurante

O fato é que o modelo pode ser uma solução para quem deseja começar um negócio e não quer se arriscar muito alto. É importante dizer que muitas franquias estão apostando nesse modelo para fazer a sua expansão.

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais