Home Notícias Corporativas Relatório Índice Nacional de Custo da Construção é divulgado

Relatório Índice Nacional de Custo da Construção é divulgado

por DINO
0 comentário

Segundo os dados apresentados no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) apresentou um aumento de 0,93% em junho. De acordo com a publicação, este aumento reflete uma aceleração em relação à taxa de 0,59% registrada no mês anterior. O documento diz que apesar da aceleração, a tendência mostra ser de estabilização nos custos da construção, com a taxa acumulada em 12 meses de 3,77%, próxima ao valor observado no mês passado. Comparativamente ao mesmo período em 2023, houve uma descompressão no índice, que estava em 4,29%.

Segundo os dados apresentados pelo relatório, o componente Materiais, Equipamentos e Serviços do INCC-M registrou uma aceleração, com o índice aumentando de 0,27% em maio para 0,46% em junho. Em contraste, o componente de Mão de Obra mostrou um crescimento mais acentuado, com a taxa elevando-se de 1,05% em maio para 1,61% em junho, indicando uma aceleração nos custos laborais do setor, de acordo com a publicação.

Conforme informado no relatório da FGV IBRE, no grupo de Materiais, Equipamentos e Serviços, a categoria de Materiais e Equipamentos registrou um aumento de 0,48% em junho, maior do que a taxa de 0,25% vista em maio. Todos os quatro subgrupos que compõem essa categoria exibiram avanços em suas taxas de variação, com observação para o subgrupo “materiais para acabamento”, que viu sua taxa subir de 0,04% para 0,60%.

O relatório ainda aponta dados que indicam uma redução na variação do grupo de Serviços, que passou de 0,50% em maio para 0,29% em junho. O documento também mostra que esta redução foi impulsionada principalmente pelo item “projetos”, cuja taxa de variação recuou de 0,55% para 0,30%. Por outro lado, a variação do índice de Mão de Obra, que registrou 1,61% em junho, marcou aceleração em comparação ao índice de 1,05% observado em maio, devido a reajustes espontâneos e dissídios.

banner

José Antônio Valente, diretor da empresa de aluguel de máquinas Trans Obra, afirmou que a redução na variação do grupo de Serviços, que passou de 0,50% em maio para 0,29% em junho, principalmente impulsionada pelo item “projetos”, sinaliza uma possível contenção de custos nesse segmento. No entanto, a aceleração no índice de Mão de Obra destaca a necessidade de planejamento estratégico por parte das empresas de construção civil. “Investir em capacitação e na contratação de mão de obra qualificada, juntamente com a locação de equipamentos avançados, pode equilibrar essa balança, aumentando a eficiência e reduzindo os custos totais”.

Ainda sobre a publicação, observa-se que o INCC-M também apresentou comportamentos distintos em várias capitais brasileiras durante o mês de junho. O relatório mostra que cidades como Brasília, Recife, Porto Alegre e São Paulo experimentaram uma aceleração nas taxas de variação, refletindo um aumento nos custos de construção nessas localidades. Nota-se também que em Salvador, Belo Horizonte e Rio de Janeiro observaram uma redução nas taxas de variação.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio afirmou que a indústria da construção civil precisará se adaptar continuamente às variações nos custos de materiais e mão de obra. A locação de equipamentos deve se posicionar como uma solução chave para enfrentar esses desafios, oferecendo flexibilidade e acesso a tecnologias de ponta sem a necessidade de grandes investimentos iniciais. Essa forma de trabalhar acontece na unidade da empresa locadora de equipamentos em Campinas, São Paulo. “Estudos qualificados como o que foi divulgado pelo FGV IBRE, permitem que as empresas planejem com mais segurança e continuem a inovar em seus processos, garantindo competitividade e sustentabilidade no mercado”.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais