Home Gestão 5 Dicas para montar o próprio negócio

5 Dicas para montar o próprio negócio

por Adeilson Mendes
5 Dicas para montar o próprio negócio

O Abelardo Barbosa, conhecido como Chacrinha dizia que nada se cria, tudo se copia, então por que seria diferente na hora de montar o próprio negócio? Aprender com quem já criou o próprio negócio pode ser uma economia de tempo e agilizar o processo. Assim, trouxe 5 Dicas para montar o próprio negócio e sair na frente.

Montar o próprio negócio deixou de ser somente sonho e tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). Esse número apresentado significa que em torno de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio.

E esse número só tende a aumentar, pois o Brasil ainda é um país com diversas deficiências a serem trabalhadas o que na visão de um empreendedor, se tornam oportunidades de se montar um novo negócio. Seja ele tradicional ou inovador, online ou até mesmo com sua loja física. Por esse motivo vamos passar 5 precauções, ou seja, dicas básicas para quem deseja encarar um negócio próprio.

Conheça as dicas valiosas para quem quer começar do jeito certo!

1 Empreenda por oportunidade:

Existem diversos motivos pelos quais montamos o próprio negócio, mas em regra geral existem duas linhas predominantes, aqueles que empreendem quando enxergam uma oportunidade de negócio e aqueles que empreendem somente por necessidade.

O ponto de atenção é que empreender exige tempo, dinheiro, entusiasmo, perseverança e principalmente calma. Quando o empreendedor precisa do dinheiro do negócio para pagar suas contas pessoais, ou empreende por não ter encontrado outra oportunidade. Ele corre um sério risco de não suportar as adversidades do negócio e desistir, correndo o risco de perder o dinheiro que investiu.

Empreender por oportunidade não é garantia de que o negócio terá 100% de êxito, mas garante que o empreendedor terá a paciência necessária para esperar o tempo de maturação do negócio, uma vez que a oportunidade favorece o crescimento de qualquer negócio.

2 Sonhe grande, mas comece pequeno:

Se você não tem muito capital para investir. A melhor forma de iniciar um negócio é trabalhando com o custo mais enxuto possível. Assim como as Startups já trabalham, começam com uma pequena estrutura, verificam na prática se o modelo de negócio é viável, se tem alcançado o publico alvo e se será necessários ajustes.

Nesse sentido, antes de alugar uma sala comercial, verifique, por exemplo: a possibilidade de trabalhar home Office, ou em um espaço compartilhado de trabalho o Coworking. Essas opções possibilitam um menor gasto no início do negócio.

Se você está pensando em montar uma loja, verifique a possibilidade de começar com uma loja online. O investimento é bem menor que uma loja física e as redes sociais podem facilitar ainda mais na execução do seu projeto.

3 Faça um plano de negócio:

É através de um bom plano de negócio que você verifica antecipadamente se o negócio é viável financeiramente. Através do planejamento é possível identificar as metas a serem alcanças, qual a expectativa de tempo de retorno do investimento, quais as obrigações legais a serem cumpridas e todas as exigências que toda negócio tem.

Existem diversos conteúdos para lhe auxiliar na elaboração do plano de negócio. Mas se caso não se sinta confiante em executar sozinho, procure ajuda de um profissional. Muitos empreendedores desistem de montar o negócio durante o planejamento, pois verificam que na prática, seria muito mais desafiador do que ele havia pensado.

4 Quem não é visto não é lembrado:

Todo empreendedor procura conhecimentos sobre Marketing e vendas. Procuram formas de divulgação do seu negócio. Marketing Digital que hoje é a preferida entre os canais de divulgação. Lembrando que o digital é somente um canal, existem diversas outras formas de se divulgar o seu negócio. Para o empreendedor ter sucesso é fundamental estudar para entender onde está o seu publico e em qual canal de comunicação será possível encontra-lo.

Mesmo que você contrate uma empresa para cuidar desses assuntos para o seu negócio, é de extrema importância que empreendedor, tenha o mínimo de conhecimento sobre o assunto para que possa obter o melhor resultado em campanhas de divulgação.

5 Tenha Capital de giro:

Se você elaborar o plano de negócio, enxergará à necessidade do valor do capital de giro. Um negócio geralmente não é lucrativo da noite para o dia. Ele exige um tempo para que comece a dar lucro ao empreendedor, por esse motivo é normal que no inicio do negócio a empresa ainda precise do capital dos sócios para pagar as contas do mês. Por esse motivo o capital de giro é essencial para a sobrevivência do negócio.

Muitas empresas que tinham um futuro brilhante a seguir, pararam suas operações, por falta de capital de giro. Negócios rentáveis, que precisam de um pouco de folego para dar certo, que por falta de planejamento, deixou de existir. Vai começar um negócio próprio, opte por ter um capital de giro, para que você fique tranquilo nos primeiros passos do seu negócio.

Montar o próprio negócio não precisa ser uma roleta russa. Você não precisa depender da sorte para que tudo dê certo. Seguindo essas 5 dicas, você terá uma visão antecipada sobre quais demandas estão por vir. É claro que várias outras vão surgindo durante o processo, mas se você empreendedor estiver motivado e engajado com seu projeto, pode ter certeza que as dificuldades ficaram pequenas perto de você!

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×