Home Negócios/Gestão Minha empresa é franqueável?

Minha empresa é franqueável?

por Jose Vinicius Bicalho
3 comentários

Quem opta pelo franchising, deve avaliar sua franqueabilidade e ficar atento às questões legais, tributárias e de planejamento do negócio.

Quando temos um negócio bem-sucedido, quando nosso empreendimento vai de “vento em popa”, com certeza essa é uma pergunta que o empresário mais deve se fazer: posso formatar meu negócio como franquia?

Franquear é o sonho de muitos empreendedores. Esse é um modelo que tem crescido bastante por se tratar de uma poderosa técnica de crescimento e desenvolvimento de negócios em rede.

Quem deseja formatar o negócio como franquia, deve avaliar sua franqueabilidade e ficar atento às questões legais, tributárias. Além disso, é preciso fazer um planejamento minucioso da operação.

banner

A franquia é, acima de tudo, a transferência de conhecimento desse negócio bem-sucedido à outros empreendedores. Essa transferência de conhecimento se dá principalmente com treinamentos, manuais e consultoria. A ausência de qualquer um desses três pilares, fatalmente levará o franqueador ao fracasso, e, consequentemente, o franqueado.

Como avaliar a franqueabilidade do meu negócio?

A franqueabilidade pode ser dividida em alguns passos:

  • Plano de negócios: consiste basicamente em um estudo para avaliar o mercado e a empresa que se quer franquear. Neste momento são definidos o modelo de franquia, padrões a serem adotados, investimentos necessários à implantação e projetados os resultados dessa operação. Lembrando que, a operação deverá ser rentável para franqueador e franqueado.
  • Elaboração dos documentos jurídicos: Esses documentos são redigidos de acordo com o que determina a Lei 8.955/94, como a Circular de Oferta de Franquia (COF), o Pré-contrato e Contrato e as características de cada franquia.
  • Definição das estratégias e elaboração dos processos: Nesta etapa são definidas as estratégias, são analisadas as potencialidades e necessidades de ajustes internos, bem como listadas as oportunidades e ameaças do mercado a qual a empresa atua ou pretende atuar. Feito isso, com o know-how da franqueadora, são padronizados os processos administrativos e operacionais para auxílio do franqueado e bom andamento do negócio

Mas cuidado: ter um negócio de sucesso não garante os mesmos resultados quando o negócio é replicado. Entretanto, caso o processo de franqueabilidade seja feito com critério, com um bom planejamento, as chances de sucesso são aumentadas, tanto para o franqueador como para o franqueado. Todo esse processo requer cuidados e acompanhamento profissional para que tudo flua da forma desejada.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais