Home Dino Empreendedorismo: inovação em empresas sólidas é custo ou investimento?

Empreendedorismo: inovação em empresas sólidas é custo ou investimento?

por
0 comentário

Rio de Janeiro, RJ 21/10/2020 – Empresas que costumam aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizadas com respeito às tecnologias do setor, tendem a alcançar a longevidade no mercado.

A inovação pode ser vista como um custo desnecessário, principalmente em empresas já estabelecidas no mercado, mas ela pode contribuir para a longevidade da empresa – segundo comprovado em uma pesquisa realizada pelo Sebrae.

Empresas que costumam, com frequência, aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizadas com respeito às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, tendem a sobreviver mais no mercado. Esse foi um dos principais resultados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae, denominada “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida”.

Para empresas do segmento de Facilities, não é diferente. Aperfeiçoar e inovar é ponto-chave para o bom atendimento, e consequentemente, para resultados comerciais. Segundo a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), uma pesquisa realizada em mais de 40 países, revelou que o Brasil movimenta anualmente cerca de R$16 bilhões em serviços de facilities. Um dos destaques da pesquisa para o Brasil é que ele já é o quarto país em número de edificações certificadas no sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma certificação inovadora na maneira como edifícios são planejados, construídos e operados.

banner

Para atender demandas de empresas que investem em tecnologia de ponta, como o LEED, empresas do setor de facilities precisam estar atualizadas. Neste segmento, muitos dos contratos são de performance e têm por base a execução dos serviços, e não mais o número de profissionais contratados. Então, é preciso investir em mão de obra qualificada e tecnologia em todas os processos.

A Álamo Engenharia, empresa que atua no setor de engenharia de manutenção e facilities, é uma empresa que comprova que inovar é um investimento que contribui para a lucratividade da empresa, e sua longevidade. Fundada em 1970, a empresa sempre se preocupou em investir em inovação. Com isso conquistou algumas das certificações mais valorizadas no seu mercado – entre elas a ISO9001, a ISO14001 e a OHSAS18001. Com as certificações vieram acesso a novos mercados, novos clientes e premiações em qualidade de atendimento ao cliente, como o Prêmio MESC (Melhor Empresa de Serviço ao Cliente), do setor de facilities, em 2019 e 2020.

A empresa é um exemplo de que, mesmo no Brasil com todos seus desafios, é possível seguir crescendo. O negócio começou prestando serviços de consultoria em projetos de alta qualificação técnica para o desenvolvimento de infraestruturas, seguiu com especialização em manutenção predial e industrial, e evoluiu para a inclusão do segmento de facilities no seu portfólio de serviços. Hoje a empresa, que tem sua sede no Rio de Janeiro e filiais em São Paulo e Vitória, conta com mais de 1500 funcionários.

Além de inovação, a empresa também investe em transparência, diz Mauro Silva, seu diretor comercial. “Estamos cientes da nossa responsabilidade perante a sociedade e nossos parceiros de negócios. Por isso, iniciamos em 2019 um sistema de gestão de Compliance, beneficiando nossos clientes com mais transparência“. De certa forma, isso também é investimento em inovação. Mais que tudo, com mais transparência, a Álamo Engenharia, comemorando seu aniversário de 50 anos, demonstra ser uma empresa comprometida com seus clientes e com a sociedade como um todo. Inovar, aperfeiçoar, atender melhor e com ética, será sempre fatores positivos para o crescimento da empresa.

Website: https://alamoengenharia.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais