Home Franquias Como a instabilidade política pode afetar o franchising

Como a instabilidade política pode afetar o franchising

por Gabriela Ravazzi
1 comentário
Instabilidade Política

O Brasil passa por um período instável em termos políticos e econômicos que, às vezes, parece não ter fim. Essa instabilidade política é motivo de preocupação em diversos setores brasileiros, inclusive o mercado de franquias.

Por ser bastante dependente da situação interna do país, o franchising tem muito a perder com o cenário atual.

Alguns especialistas já afirmam que a recuperação econômica não virá mais neste ano, e muitos empresários já estão cruzando os dedos para que as próximas projeções não sejam tão negativas.

Temos hoje no Brasil mais de 12 milhões de pessoas desempregadas, o que traz consequências diretas para o setor de serviços – principal fonte de renda do mercado de franquias.

banner

O desemprego, a falta de renda e o poder de compra limitado afetam o consumo, que afeta o desempenho do varejo. Com o varejo comprometido, empresas de médio e grande porte registram uma arrecadação cada vez menor.

Para quem quer empreender

Instabilidade Política

Quem vê um cenário tão instável e negativo quanto esse perde até a coragem de investir.

Mas o empreendedorismo consegue sobreviver mesmo durante crises econômicas.

Em situações como essa, a abertura de novas empresas se dá mais pela necessidade do que pela oportunidade. É um empreendedorismo de sobrevivência, sem grandes expectativas de crescimento.

Investir no mercado de franquias neste momento pode ser uma boa ideia, ainda mais com tantas unidades franqueadas a preços acessíveis no mercado.

Mas o futuro franqueado precisa ter em mente que para fazer o negócio funcionar é preciso ter capital de giro, e em uma economia oscilante não é possível garantir que o negócio se sustentará sozinho por muito tempo.

Por isso, fique atento. Descubra quais segmentos não são tão afetados pela crise antes de realizar qualquer tipo de investimento.

Para quem já tem um negócio estabelecido

O cenário não é tão diferente para quem já tem uma empresa (uma franquia, por exemplo) consolidada e com tempo considerável de funcionamento.

Se o consumo da loja diminui, o faturamento diminui na mesma proporção. Ou seja, em algum momento será preciso ter uma reserva para conseguir fechar o mês com todas as contas em dia.

Neste momento, não é recomendado fazer empréstimo no banco por conta da alta taxa de juros.

Lembre-se de que essa será mais uma dívida para pagar e que, no final das contas, você terá menos recursos para investir na unidade em caso de emergências.

Se seu negócio não depende do mercado externo, então essa já é uma boa notícia. Se tem uma coisa que a instabilidade política afeta, e muito, é o valor do câmbio.

Agora, definitivamente, não é o momento de importar nada!

O que fazer?

Seja você um empreendedor de primeira viagem ou alguém com certa experiência de mercado, o momento não é para correr riscos.

É preciso tomar as decisões corretas para não piorar ainda mais a situação do negócio.

A dica é inovar e fazer algo para atrair a atenção dos clientes.

Você pode fazer promoções especiais no começo do mês, por exemplo, já que essa é a época que a maioria das pessoas recebe o pagamento.

Essa é a hora de trabalhar sua marca para que seu produto ou serviço não caia no esquecimento. Não sabe como fazer isso? Nós podemos te ajudar!

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais