Home Notícias Corporativas Clima do inverno pode agravar a saúde de alérgicos

Clima do inverno pode agravar a saúde de alérgicos

por DINO
0 comentário

O inverno no Hemisfério Sul, que tem derrubado as temperaturas em grande parte do Brasil este ano, chegará ao fim no dia 22 de setembro. De acordo com o Climatempo, as regiões Sul e Sudeste devem apresentar temperaturas mais amenas nos próximos dias e o tempo deve continuar seco.

Segundo as últimas simulações atmosféricas, a massa de ar quente e seca deve continuar em boa parte do país, garantindo dias ensolarados, com baixos índices de umidade do ar – condição que eleva o potencial para a ocorrência de queimadas e incêndios florestais. Em cidades como São Paulo (SP), a concentração de poluentes piora a qualidade do ar e interfere na saúde das pessoas de forma direta, sobretudo para crianças e idosos, conforme publicação da Secretaria Especial de Comunicação. 

Na capital paulista, o tempo se mantém estável e não há previsão de chuvas, Quando observados índices e umidade inferiores a 30%, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que sejam tomados alguns cuidados, como beber muita água e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com o líquido.

Entre janeiro e maio deste ano, os registros hospitalares e ambulatoriais de doenças respiratórias aumentaram 89,73% em relação ao ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde publicados pela CNN. Em São Paulo, o número de atendimentos do gênero aumentou 52% na rede municipal. No primeiro semestre, foram 1.026.005 atendimentos de doenças respiratórias, contra 674.795 nos seis primeiros meses de 2021. Apenas para rinite alérgica, a alta foi de 67,13%.

banner

Gisele Sapiro Levi, diretora da Theva – empresa que desenvolve colchões, produtos para cama, almofadas e linha acessibilidade -, destaca que o inverno reúne uma série de características que prejudicam a saúde das pessoas alérgicas.

“No frio, a sensibilidade aos alérgicos apresenta uma piora significativa. Isso porque a limpeza das vias aéreas acaba sendo prejudicada, acarretando em grande parte da população crises alérgicas – tanto em crianças, quanto em adultos. Ambientes fechados e aglomerados, tempo seco, mudança brusca de temperatura e amplitude térmica também favorecem a transmissão de vírus e proliferação de agentes infecciosos”, explica.

Sapiro conta que alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante essas estações. “Colchões, tapetes, travesseiros e almofadas podem ser grandes vilões quando o assunto é ácaro. Por isso, além de manter o local ventilado, a limpeza dos objetos e a presença de capas protetoras específicas podem auxiliar nesta missão de afastar esses inimigos domésticos”.

A especialista acrescenta que é de conhecimento comum que determinados tecidos devem ser evitados por quem possui problemas alérgicos. “Já que alguns tipos de tecidos – devido à sua composição, podem ser mais prováveis de desencadear reações alérgicas ou irritativas” 

Além disso, de acordo com Sapiro, o enchimento desses materiais também pode evitar o problema. “O látex é recomendado para pessoas alérgicas, pois inibe a proliferação de ácaros e principais agentes causadores de doenças respiratórias, também é recomendado o uso de travesseiros e almofadas com enchimento em material sintético, ao invés de penas de ganso, por exemplo, já que este insumo de origem animal é grande vilã para pessoas que possuem asma”.

“Além disso”, prossegue, “vale apostar no tecido com tecnologia antisséptica, que resiste a lavagens e que elimina vírus, bactérias e microrganismos, segundo pesquisas comprovadas de laboratórios da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)”, reporta Sapiro.

Para mais informações, basta acessar: https://www.theva.com.br/

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais